Nossa Senhora da Graça
€12,00   Papel

Nossa Senhora da Graça

Sinopse

O título e seu aposto já nos dizem tudo. Basta esclarecer que se trata dessa pitoresca aldeia (antiga vila) que repousa como pastorinha, mesmo aos pés de “Nossa Senhora da Graça”, tendo como altar o singular Monte Farinha! Mas o autor, inspirado e fecundo, vai mais longe: não só nos apresenta a sede da freguesia como as demais povoações irmãs: Vilarinho, Campos, Vila Chã, Covas, Cainha, Pedreira. O Torno do Fojo, que desde a década de 40, vem crescendo ao som das quedas do Olo (Fisgas de Ermelo), também mereceu o carinho do benemérito etnógrafo José Augusto Pereira.
O “Monte Farinha”, morada santa da veneranda e venerada imagem de Nossa Senhora da Graça, tem lugar privilegiado neste precioso livrinho que eu já li pelo menos duas vezes...e continuarei a ler, pois me evoca ou desperta um mundo de sonho e de realidades vividas desde a minha recuada infância!
Um álbum de recordações, onde fotografias coloridas falam por si mesmas! Mas o autor foi-se à história (antiga e moderna) ; embrenhou-se na floresta dos documentos medievais e na curiosa pista dos costumes do nosso povo, citando as fontes e os autores em que bebeu abundantemente e deliciosamente. Belo e útil estudo Padre Minhava.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.