Como Transformar Portugueses em alemães
€13,00   Papel

Como Transformar Portugueses em alemães

Sinopse

O que fazer depois da Troika? Haverá vida depois do défice?
Nós temos um problema financeiro, porque temos um problema económico. Porquê? A Economia diz-nos que temos baixa produtividade e poucas exportações. Até aqui todos chegam, difícil é passar daqui. Porquê? A Psicologia Social Comparada diz-nos que temos medo(aversão ao risco), que somos muito femininos (mais dados ao bem-estar que à competição) e que existe uma grande distância ao poder (as classes menos favorecidas não lutam tanto pela ascensão social). Porquê? José Gil, no livro Medo de Existir, explica que temos uma cultura do medo, somos inconsequentes e líricos. Porquê? A História prova-nos que somos assim há pelo menos 500 anos.
E não conseguimos mudar?
Claro que sim: mudamos todos os dias. O segredo é perceber que a Cultura é o sistema operativo dos povos. Sim, a Cultura! Não se assustem: Cultura não é Arte. Há uma confusão generalizada que só nos deixa mais pobres. Na verdade nunca existiu o Ministério da Cultura, e agora temos algo parecido a uma Secretaria de Estado das Artes e do Património. A Arte é a “alta cultura”. E Cultura é a nossa forma de ser, pensar, agir e fazer.
Com esta pequena mudança conceptual, tudo muda. Muda a nossa relação com a Política, com a Economia, com a Arte, com a Educação e provavelmente até muda a nossa relação com o serviço público de televisão. Ou aprendemos estas lições ou dentro de alguns anos caímos outra vez no mesmo buraco económico-depressivo em que nos encontramos.
Só falta perceber o que isto tem a ver com os alemães.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.