Valentina Rodrigues

Gema Ester Fagundes é graduada no Curso de Secretariado Executivo Bilingue pela UNISINOS e tem Curso de Extensão em Gestão e Políticas Públicas, pela FESP-SP. Trabalhou redigindo atas e outros documentos, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, de 1983 a 2009, quando se aposentou. Sua primeira participação literária ocorreu na edição do II Cronicontos, em 2011, com o Conto “O Encontro de Maria Alice com Saint Germain”, o qual recebeu menção honrosa e integrou a Antologia. Em 2012, participou da III Edição do Concurso Literário Nacional, Prêmio Buriti, em que o Conto

“Vovô Manuel e a família de hansenianos”, foi selecionado para participar da Antologia do III Cronicontos. Em 2013 o conto de sua autoria “Maria Alice e as maçãs” fez parte da coletânea Transparência, da Alpas-21.

O Conto “Maçãs para Maria Alice” é um grito de alerta, quase um pedido de socorro em favor das pessoas que vivem em determinadas instituições e ficam à mercê de maus tratos.

Já a publicação do Conto “Vovô Manuel e a família de hansenianos” ocorreu no ano em que houve muitos debates sobre o isolamento e o tratamento cruel e desumano que no passado era dispensado às pessoas portadoras de hanseníase.

Gema Ester adotou o pseudônimo Valentina Rodrigues, em homenagem à sua avó materna.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.