Nataniel Lopes da Rosa

Nataniel Evangelista Cleto Lopes da Rosa nasceu em 1952 na vila de Manteigas, “Coração da Serra da Estrela”. Frequentou o Externato de Nossa Senhora de Fátima e após completar o 2º. ano liceal, começou a trabalhar (1966) como empregado de escritório na empresa têxtil SOTAVE.

Iniciou o serviço militar em 1973 no R.I. 7 em Leiria, tendo transitado por diversos quartéis de Norte a Sul do País.  De 1974 a 1975 combateu no Niassa (Moçambique), como Furriel Miliciano de Infantaria, integrado na CART 7260.

Na década de oitenta e início de noventa exerceu os cargos autárquicos como secretário, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro (Manteigas) e vereador em regime de permanência na Câmara Municipal de Manteigas.

Desde 1995 que é sócio-gerente da firma SerrEstrela, Ld.ª, que tem como objecto a divulgação e a comercialização de produtos da Serra da Estrela. O autor pertence ao departamento comercial da rádio local Emissora das Beiras.

Dedicando à Serra da Estrela horas disponíveis do seu lazer, saltando de penedo em penedo, fotografando, filmando e pintando, decidiu dar a conhecer a “Fisionomia dos Rochedos da Serra da Estrela”, livro editado em 2007.

 Tem participado em concursos literários tendo recebido, em 2014, o prémio pela melhor dissertação “Do quotidiano, entre Manteigas e a Covilhã” baseada no livro “A lã e a neve” de Ferreira de Castro, promovida pelo Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.