Jair Alves Rosa

Nasceu em Santos, cidade do litoral paulista em 1946. Descendente de imigrantes portugueses que lá aportaram no início do século passado e por lá se fixaram por décadas.

A partir dos anos 1950 vários ramos da família espalharam-se pelo interior do Estado no auge da cultura do café. Seus pais optaram por fixarem-se definitivamente na Cidade de São Paulo, onde reside até hoje. Teve sua infância e adolescência marcada pelos relatos incríveis de aparecimentos de discos voa-dores ou “óvnis” como ficaram conhecidos. Esse era o assunto principal entre os amigos de adolescência que cresceram em meio aos robôs de Arthur Clarke, Isaac Asimov, Ray Bradbury e outros. Era uma literatura do futuro povoada de espaçonaves, foguetes, naves espaciais, tudo isso culminando com o pouso do homem na Lua no final dos anos 60. A partir daí, seu interesse por histórias de ficção científica só aumentou.

Em meio à sua formação colegial foi convocado para, como se dizia na época, “servir o governo”. Incorporou na Força Aérea Brasileira FAB, onde serviu justamente numa época de conflito, com a revolução de 1964, quando se implantou no Brasil, uma ditadura militar.

Prestou serviços entre o primeiro e segundo anos do regime, o que lhe proporcionou experiências incríveis e mudou para sempre a sua visão e suas convicções politicas.

Desmobilizado do serviço, amadurecido, casou-se com a primeira e única namorada, até hoje.

Foi bancário, securitário e exerceu gerências comerciais em outras empresas, até aposentar-se, quando então, com mais tempo disponível, passou a fazer o que sempre gostou, escrever histórias de ficção.

Escreveu várias:

Endereços Perdidos

Loteria

O Monolito

A Ponte para as Estrelas

Sem Palavras

O Presente de Alice

Pandemia

Entre outras, para deleite dos familiares e amigos. Nunca se preocupou em editar suas histó-rias. Até agora, quando por insistência dos filhos, faz sua primeira experiência através da Chiado Editora.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.