Giba Trindade

Giba Trindade é publicitário, poeta e escritor, nascido em Alegrete-RS.

Ainda jovem partiu para o mundo e foi viver em Porto Alegre, depois Curitiba e São Paulo, para onde voltou após uma grande temporada em Barcelona na Espanha.

Como publicitário, é um dos mais premiados do Brasil, com troféus em Cannes, New York, Eurobest, Abril, Profissionais do Ano, Colunistas, CCSP, Archive, etc.

Além da propaganda, Giba também é designer, produtor musical, consultor de marketing e agitador cultural. Como poeta, tem inúmeras participações e premiações na maioria dos festivais de música nativa do sul do país e o CD de música regional Comungando, lançado recentemente. Como escritor, tem dois livros de poemas publicados:  Ao Sul do Coração e Estampas do Pampa; e agora lança,  com a Chiado Books, Reviver-Causos do Coração, seu primeiro livro de contos. Desde que fomos colegas de publicidade, no início dos anos 80, tenho por Gilberto Trindade, o nosso Giba, uma admiração e um carinho que só se tem por poucos na vida. Fui ao seu casamento (só no primeiro), escrevi música em que seu nome é citado, e formamos uma dupla de criação competente na publicidade gaúcha. Depois de tantos anos que nem sei contar, coube-me a tarefa cretina de revisar e corrigir os textos deste novo trabalho. Como é possível revisar, passar o olho-de-cuidar num guri imparável, arteiro e com ideias tão mirabolantes quanto encantadoras? Como é possível corrigir um guri incorrigível? Um piazito que se salvava nas saias da madrinha, que elaborava loucos planos e que não se importava com o laço que depois certamente iria levar… Como é possível?  Por isso, quando me outorgou esta tarefa, quando comecei a ler este encanto de trabalho, já sabia o que ia passar: eu, professor e linguista, nem apareci por ali; estive só leitor, apaixonado pelo que lia; e estive só amigo, mais admirador que nunca!

 

Edson Otero Silveira

Espanha, março 2021

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.