Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe nasceu em Boston, a 19 de Janeiro de 1809. A sua mãe, Elizabeth Poe morreu em 1811, quando ele tinha apenas 2 anos de idade. Foi adotado por um casal com meios, que lhe providenciou uma boa educação.

Aos 6 anos de idade foi estudar para Inglaterra, onde passaria 5 anos, e onde estudou latim, francês, matemática e história. Em 1826 entrou na Universidade de Virgínia, que abandonaria apenas um ano depois, apesar dos bons resultados iniciais, em virtude de problemas financeiros e alcoolismo.

Em 1827 juntou-se ao exército, onde alcançou o posto de sargento.

Em 1831, Edgar Allan Poe foi para Nova Iorque, onde conseguiu publicar alguns dos seus poemas. Apesar de ter submetido diversos contos à apreciação de editoras e revistas não conseguiu, neste fase, publicar qualquer um.

Em 1835, conseguiu finalmente trabalho como editor de um jornal, por ter visto o seu conto “Manuscrito encontrado numa garrafa” premiado num concurso literário.

Em 1836, casou com a sua prima, Virginia. Tinha 27 anos, e ela apenas 13.

Como editor do Southern Literary Messenger, Poe aumentou a circulação do jornal, de 500 para 3500 exemplares. Em 1837, escreveu “A narrativa de Arthur Gordon Pym, mas sem conhecer resultados do ponto de vista financeiro. Mudou-se para Filadélfia em 1838 onde escreveu “Ligeia”. O seu primeiro volume de contos, “Histórias do grotesco e do arabesco” foi publicado em 1839. Poe recebeu os direitos de autor e 20 exemplares.

Algures em 1840, juntou-se a George R. Graham como editor da Graham’s Magazine. Durante os dois anos em que trabalhou para o jornal publicou a sua primeira história policial, “Os crimes da Rua Morgue”. Em 1845, tornou-se editor do The Broadway Journal. Um ano mais tarde, o jornal faliu, e Poe viu-se de novo na miséria.

Edgar Allan Poe faleceu num hospital a 7 de Outubro de 1849.

As circunstâncias exactas da sua morte permanecem em mistério e deram origem a uma série de lendas e mitos urbanos.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.