
Bertina Lopes
Chamo-me Maria Luísa de Carvalho Lopes, nasci em Lobazes, freguesia e concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, no dia três de janeiro de 1955, no seio de uma família numerosa. Meus pais – Mário Pedro Lopes e Albertina Luísa de Carvalho, trabalhadores rurais/doméstica.
Não tive oportunidade de estudar enquanto jovem, tal como todos os meus irmãos. Mais tarde surgiu a oportunidade e retomei os estudos, em regime noturno e sempre como trabalhador estudante. Com algumas paragens pelo meio, concluí a Licenciatura em Filosofia e posterior Estágio do Ramo de Formação Educacional em 1996, ano em que, inesperadamente, faleceu a minha mãe.
Desde sempre me senti muito motivada pela leitura, pelo conhecimento em geral e pelas artes em particular. Comecei a escrever poesias no 3º Ciclo (3º Ciclo Liceal Noturno). algumas perderam-se outras consegui recuperar. Depois de aposentada, com mais tempo livre, ressurgiu a vontade e a necessidade de escrever.
O primeiro livro que escrevi foi “Caminhos e Escolhas”, de 2017. O segundo foi “Um Gato a Falar de Amor”, de 2018. O terceiro foi “Raízes”, de 2019. O quarto foi “Enigmas”, de 2020. Sendo o presente livro “Metamorfoses”, o quinto livro. Todos eles da Chiado Books, exceto “Enigmas”, publicado pela Editora Artelogy, na sequência de um prémio atribuído pela participação numa Antologia de poesia. Espero continuar a escrever.
Ainda antes da escrita, tive várias profissões em diferentes âmbitos de atividade às quais me dediquei de coração. Além disso tive outras atividades tais como: catequista, zeladora missionária, artesã (bordados, pinturas, costura…), vocalista num grupo de música popular. (…).
Amo a terra. Gosto de jardinagem, agricultura e protejo a Natureza.