batista_oliveira

Domingos Batista de Oliveira com nome poético batista_oliveira, nasceu na freguesia de S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, a 05/10/1952, residindo nesta cidade desde 1975.

Frequentou o ensino primário na sua freguesia natal. Os estudos secundários foram efetuados no antigo Seminário Beneditino de Singeverga  (Santo Tirso) e no, também beneditino, Colégio de Lamego (6.º e 7.º anos, antigos), tendo depois ingressado na Faculdade de Medicina do Porto.

Médico especialista de Medicina Interna, ainda mantém a sua atividade profissional, tendo trabalhado 41 anos para hospitais do SNS, maioritariamente na área de oncologia médica. Desde jovem, na sua longa vivência quotidiana com os monges beneditinos, teve uma educação humanista e classicista, começando a escrever sonetos e outros poemas, bem como contos, que foi guardando na poeira dos tempos e no silêncio de malas e gavetas, tendo alguns sido publicados em jornais e antologias.

Nos anos 70 publicou vários poemas, além de crónicas, no já extinto Jornal das Aves.

Foi diretor de um jornal de curta duração, Tribuna Tirsense, onde publicou algumas crónicas e editoriais.

Tem vários poemas publicados e dispersos em antologias, páginas de poesia e blogues.

Apesar de muitas solicitações, nunca ousou publicar qualquer livro, pois sempre escreveu pelo simples prazer de escrever. Após tantas e persistentes solicitações de amigos e familiares, aqui deixa este singelo e intimista livro de poesia.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.